– O examinador deve dispor de uma cadeira de aproximadamente 46 cm de altura. Esta deve ter para braços a cerca de 65 cm de altura, assim como relógio ou cronômetro;
– Deve haver, no chão, uma marcação clara de uma distância de três metros a ser percorrida;
– O paciente deve utilizar seus calçados de uso regular, assim como o dispositivo de marcha (nenhum, bengala, muleta, andador) que deve estar à mão do paciente para o teste;
– Nenhuma espécie de auxílio deve ser oferecido durante o teste;
– O paciente inicia na posição sentada com os braços apoiados na cadeira e com dispositivo de marcha nas suas mãos;
– Ao sinal, o paciente deve andar três metros no ritmo usual do dia-a-dia, de forma confortável e segura;
– Após completar o percurso, o paciente deve virar-se (evitando uso de algum objeto como pivô), retornar à cadeira e sentar-se novamente;
– O sujeito pode praticar o teste uma vez, sem ser cronometrado, para se familiarizar.
≤ 10 segundos: O paciente mostra um resultado dentro dos limites normais
≤ 20 segundos: O paciente tem mobilidade adequada, podendo sair sozinho sem assistência técnica
≤ 30 segundos: O paciente tem problemas de mobilidade, requer assistência para caminhar e não é independente.
*Para facilitar a aplicação do TUG, criamos o cronômetro abaixo:
–Os autores propuseram que ao paciente deveria ser entregue uma folha de papel em branco e lápis ou caneta. Em seguida deve-se dar instruções em duas etapas: 1 – Desenhe um relógio e inclua todos os seus números; 2 – Posicione os ponteiros do relógio marcando 2:45.
1 – Orientação temporal:
Perguntar ao paciente sobre orientação no tempo
Observação: um ponto para cada resposta correta
2 – Orientação espacial:
Perguntar ao paciente sobre orientação no espaço
3 – Memória Imediata (ou registro):
Relatar o seguinte comando ao paciente: “Vou dizer três palavras e gostaria que você as decorasse pois vou perguntá-las novamente depois”
4 – Atenção e cálculo:
Pedir para o paciente realizar subtrações seriadas de sete dígitos a partir de 100.
Alternativa: soletrar a palavra mundo de trás para frente (O – D – N – U – M)
5 – Memória de evocação (recall):
Pedir para o paciente repetir as palavras ditas anteriormente.
6 – Nomeação:
Mostrar dois objetos corriqueiros e pedir para o paciente nomeá-los.
Observação: um ponto para cada objeto nomeado corretamente
7 – Repetição:
Pedir para o paciente repetir a frase “Nem aqui, nem ali, nem lá”.
Observação: Um ponto se repetir toda a frase corretamente
8 – Compreensão e execução de comandos:
Dar duas ordens simples e solicitar para o paciente realizá-las.
Observação: um ponto para cada ordem executada corretamente
9 – Leitura:
Mostrar ao paciente um cartão com a seguinte frase “Feche os olhos” e pedir para ele lê-la e executá-la
Observação: Um ponto se o paciente executar a instrução corretamente
10 – Escrita:
Solicitar ao paciente que escreva uma frase completa e coerente
Observação: Um ponto se a frase for completa e coerente
11 – Cópia de desenho::
Pedir para o paciente copiar um desenho com dois pentágonos.
Os pentágonos devem apresentar dois pontos de intersecção, formando um quadrilátero.
– Tremor e rotação do papel devem ser ignorados.
– Seguir um dos exemplos abaixo.
Observação: um ponto se cópia do desenho realizada corretamente
Interpretação: