Questionários e Escalas Geriátricas com Condutas

Questionários e Escalas Geriátricas

– O examinador deve dispor de uma cadeira de aproximadamente 46 cm de altura. Esta deve ter para braços a cerca de 65 cm de altura, assim como relógio ou cronômetro;

– Deve haver, no chão, uma marcação clara de uma distância de três metros a ser percorrida;

– O paciente deve utilizar seus calçados de uso regular, assim como o dispositivo de marcha (nenhum, bengala, muleta, andador) que deve estar à mão do paciente para o teste;

– Nenhuma espécie de auxílio deve ser oferecido durante o teste;

– O paciente inicia na posição sentada com os braços apoiados na cadeira e com dispositivo de marcha nas suas mãos;

– Ao sinal, o paciente deve andar três metros no ritmo usual do dia-a-dia, de forma confortável e segura;

– Após completar o percurso, o paciente deve virar-se (evitando uso de algum objeto como pivô), retornar à cadeira e sentar-se novamente;

– O sujeito pode praticar o teste uma vez, sem ser cronometrado, para se familiarizar.

≤ 10 segundos: O paciente mostra um resultado dentro dos limites normais

≤ 20 segundos: O paciente tem mobilidade adequada, podendo sair sozinho sem assistência técnica

≤ 30 segundos: O paciente tem problemas de mobilidade, requer assistência para caminhar e não é independente.

*Para facilitar a aplicação do TUG, criamos o cronômetro abaixo:

00:00:00.00
Valor Final:
Valor Final:
Valor Final:
Valor Final:

–Os autores propuseram que ao paciente deveria ser entregue uma folha de papel em branco e lápis ou caneta. Em seguida deve-se dar instruções em duas etapas: 1 – Desenhe um relógio e inclua todos os seus números; 2 – Posicione os ponteiros do relógio marcando 2:45.

Estas instruções podem ser repetidas quantas vezes forem necessárias, sem outras instruções. O examinador não deve se preocupar em esconder ou encobrir relógios presentes na sala de avaliação.

1 – Orientação temporal:

Perguntar ao paciente sobre orientação no tempo

Observação: um ponto para cada resposta correta

2 – Orientação espacial:

Perguntar ao paciente sobre orientação no espaço

Observação: um ponto para cada resposta correta

3 – Memória Imediata (ou registro):

Relatar o seguinte comando ao paciente: “Vou dizer três palavras e gostaria que você as decorasse pois vou perguntá-las novamente depois”

Observação: um ponto para cada resposta correta

4 – Atenção e cálculo:

Pedir para o paciente realizar subtrações seriadas de sete dígitos a partir de 100.

Observação: um ponto para cada resposta correta

Alternativa: soletrar a palavra mundo de trás para frente (O – D – N – U – M)

5 – Memória de evocação (recall):

Pedir para o paciente repetir as palavras ditas anteriormente.

Observação: um ponto para cada resposta correta

6 – Nomeação:

Mostrar dois objetos corriqueiros e pedir para o paciente nomeá-los.

Observação: um ponto para cada objeto nomeado corretamente

7 – Repetição:

Pedir para o paciente repetir a frase “Nem aqui, nem ali, nem lá”.

Observação: Um ponto se repetir toda a frase corretamente

8 – Compreensão e execução de comandos:

Dar duas ordens simples e solicitar para o paciente realizá-las.

Observação: um ponto para cada ordem executada corretamente

9 – Leitura:

Mostrar ao paciente um cartão com a seguinte frase “Feche os olhos” e pedir para ele lê-la e executá-la

Observação: Um ponto se o paciente executar a instrução corretamente

10 – Escrita:

Solicitar ao paciente que escreva uma frase completa e coerente

Observação: Um ponto se a frase for completa e coerente

11 – Cópia de desenho::

Pedir para o paciente copiar um desenho com dois pentágonos.

Os pentágonos devem apresentar dois pontos de intersecção, formando um quadrilátero.

– Tremor e rotação do papel devem ser ignorados.

– Seguir um dos exemplos abaixo.

Observação: um ponto se cópia do desenho realizada corretamente

Interpretação:

Triagem

Avaliação Global

Resultado da Avaliação

Resultado:

Escala de Apgar da Família e Amigos